Implantologia

Implantologia

A implantologia permite a reabilitação oral em pacientes que não têm um ou mais dentes, possibilitando a substituição de uma forma fixa (Prótese Fixa aparafusada ou cimentada sobre o implante).

O que são implantes dentários?
Implantes dentários são raízes de dentes de reposição. Eles tornaram-se a forma ideal de substituir dentes perdidos devido à estética semelhante e à função como dentes naturais. Os implantes fornecem uma base sólida para opções fixas (permanentes) ou removíveis que são feitas para combinar com seus dentes naturais.

Porque devo repor os meus dentes perdidos?
Sempre que perde um dente, as forças de morder mudam no dente próximo do espaço que o dente ocupava, fazendo com que eles mudem. Dentes opostos podem até começar a crescer fora do suporte, o que significa que eles também podem eventualmente ser perdidos. À medida que sua mordida muda, fica mais difícil mastigar os alimentos, e pode sofrer danos na articulação da mandíbula. Também é muito mais difícil limpar dentes que mudaram; A placa e o tártaro acumulam em lugares novos difíceis de alcançar criados pelo deslocamento, causando a deterioração de dente e doença periodontal. Como pode ver, é fundamental substituir um dente perdido.

Implantes dentários fixos, únicos e múltiplos
Uma excelente opção para substituir um dente em falta é um dente artificial seguro por um implante dentário. Implantes são cilindros de titânio que são colocados cirurgicamente na sua mandíbula para servir como raízes de dente artificial. Colocar um dente de substituição num um implante dentário permite-nos evitar colocar uma ponte.
As pontes exigem que preparemos os dentes naturais adjacentes, que em certos casos podem remover a estrutura dentária saudável. Implantes dentários e coroas de porcelana são praticamente indistinguíveis dos dentes naturais, e encaixam de forma segura para que não sofra alterações na mastigação e na fala.
Quando colocamos implantes dentários, não é necessário alterar a estrutura dos dentes adjacentes, assim a sua força e integridade é mantida.

Um implante dental substitui as raízes de um dente perdido, o que ajuda a afastar a perda óssea que ocorre quando um dente está em falta. Na essência, um implante é a melhor coisa para os dentes.
Pode substituir um único dente em falta por um implante / coroa (Figura 1) ou vários dentes ausentes com uma ponte de porcelana fixa, fixando permanentemente aos implantes múltiplos (Imagem 2).
O procedimento pode exigir vários meses para completar, pode levar cerca de três a quatro meses para os implantes dentários fundirem com o tecido ósseo através de um processo chamado osseointegração. Se está interessado em substituir dentes perdidos com implantes dentários, vamos realizar uma avaliação completa para determinar se a sua saúde e estilo de vida, o tornam um bom candidato para esta abordagem relativamente nova à odontologia restauradora.

Para fixar uma prótese removível
Se tem uma prótese inferior, provavelmente sabe o quão difícil pode ser comer confortavelmente. Quando os dentes inferiores são perdidos, o osso na mandíbula recua continuamente. Com o tempo, isso faz com que uma prótese inferior se torne solta e flexível. Pior ainda, há nervos na mandíbula inferior que podem acabar na superfície do osso. É geralmente possível colocar implantes dentários em qualquer mandíbula para que possa evitar problemas associados com próteses. Implantes são cilindros de titânio que são colocados cirurgircamente na sua mandíbula para servir como raízes de dente artificial. Uma maneira de usar implantes múltiplos é conectar os implantes com uma barra e, em seguida, colocar anexos numa nova prótese superior ou inferior. Estes acessórios encaixam na barra e fazem com que a prótese não balance nem desloque. A prótese pode ser removida em casa para fácil acesso e limpeza dos implantes dentários e da barra.

Usando implantes dentários para suportar uma prótese superior ou inferior vai manter a pressão fora do osso e dos nervos. Os implantes também ajudam a parar a perda óssea na mandíbula que continua uma vez que os dentes foram removidos. Garantir restaurações com implantes dentários pode fazer um mundo de diferença, permitindo que possa comer, conversar, rir e sorrir com confiança novamente.

Corpo Clínico

Dr. António Malheiro

Médico Dentista

Licenciado em Medicina Dentária no ISCS­N;

Dr. Jaime Guimarães

Médico Dentista

Licenciatura em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte (1993)

Dr. Miguel Guimarães

Médico Dentista

Licenciado pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte

Dra. Manuela Ricardo

Médica Dentista

Licenciatura em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto em 2003