7 Alimentos Que Ajudam A Combater A Constipação

Uma constipação é uma infecção viral que tem que ser combatida pelo sistema imunitário do corpo com ajuda de tudo… o que funcionar! No entanto, se é certo que nada substitui uma ida ao médico há alguns alimentos que ajudam nesses dias terríveis de luta contra uma constipação. Como estamos na época delas aqui ficam os 7 magníficos!

 

Gengibre

O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e vasodilatadoras, ou seja, ajuda a reduzir a congestão nasal. Faça um chá com gengibre fresco e adicione a seu gosto canela, limão, ou mel.

 

Alho

Um estudo recente com 146 participantes concluiu que as pessoas que tomavam suplementos de alho reportavam menos casos de constipação. Aposte no alho cru e faça molho de limão com alho para acompanhar a refeição, vai ver que ajuda.

 

Vitamina C

Frutos e legumes ricos em vitamina C vão dar uma força extra ao seu sistema imunitário e ajudá-lo a melhorar rapidamente. Limão, laranja, quivi, lima, toranja e vegetais suculentos são óptimos aliados neste combate.

 

Sal

Um estudo de 2005 concluiu que fazer gargarejos com água salgada pode ajudar a prevenir infecções respiratórias superiores. A simples junção de água com sal ajuda a reduzir e a soltar o muco que se aloja na garganta.

 

Mel

É provavelmente o alimento mais usado em tempos de constipações e com razão! O mel é tão eficaz a combater as agruras de um estado gripal, muito além de adoçar a vida em momentos mais complicados.

 

Chocolate

O cacau contém um componente químico, a teobromina, que pode ajudar o corpo a combater os sintomas da constipação comum. Um estudo de 2012 apresentado no encontro de Inverno da Sociedade Torácica Britânica demonstrou como a teobromina bloqueia a ação dos nervos sensoriais nas pessoas afectadas por uma constipação, e segundo a Everyday Health, esta ação para com o reflexo da tosse.

 

Picante

O picante, mais especificamente as malaguetas, têm um efeito estimulante no sistema imunitário pelo que é um excelente aliado em doenças infecciosas como a constipação. Se gosta de picante esta é a altura certa para o usar na cozinha!

Agendar Consulta!